quinta-feira, 19 de março de 2015

O melhor Pai do mundo

Acordou e foi disparada a correr para a cozinha, onde ontem deixara o embrulho do presente que me tinha feito no infantário. Nem falou à Mãe, que ali tomava o pequeno-almoço, de tal maneira estava concentrada na sua missão. Eu, que não acordo com nada, acordei com o barulho dos seus passinhos apressados e percebi logo o que aí vinha, mas fingi que dormia quando a Luísa chegou: «Pai, acorda! É Dia do Pai!»

Quando os fui levar ao infantário, a educadora do Manel entregou-me o "presente dele", um sinal de trânsito com a sua mão, que vinha num envelope com um poema.


Hoje fomos todos o melhor Pai do mundo e é óptimo que haja um dia para o sermos. Sem dúvida que seremos a geração de pais mais afectuosos e interventivos que já houve até hoje. Mas ainda assim assusta-me a quantidade de amigos que foi parar à cadeira do psicólogo, e outros tantos que deveriam ter ido, por causa da relação (ou falta de) com o pai - muito raramente são as mães. Assusta-me, não por achar que vou (necessariamente) provocar o mesmo efeito nos meus filhos. Nem quero cobrar à geração dos nossos pais as falhas que possam ter tido, porque terão sido muito melhores connosco do que os seus pais foram consigo. Só me assusta esta responsabilidade enorme que recai sobre nós em relação a estas criaturinhas admiráveis que nos estão confiadas, e o impacto do nosso comportamento de hoje pela vida deles fora. E lembro-me disto cada vez que perco a paciência, que lhes grito, que me esquivo a ir brincar ou contar a história, que me desleixo na hora de os ir buscar ao infantário... Eu até sou um gajo optimista e pouco permeável a sentimentos de culpa, mas com as mães a entrega aos filhos é tão mais natural e constante - porque se colocam na combustão dos filhos, diz Helberto Hélder - e connosco tudo tem de ser mais pensado e esforçado!...

Como gosto de repetir, vai tudo correr bem! Sendo certo que algumas coisas vão correr mal, como este artigo da Visão hoje bem ironizava. Mas caramba, se há alguma coisa em que eu quero ter sucesso na vida é nisto de ser para eles o melhor Pai do mundo!

Sem comentários: