domingo, 31 de dezembro de 2023

12 momentos de 2023

2023 não foi um ano bom para o mundo, com o rebentar de nova guerra em Israel/Gaza, a guerra na Ucrânia a continuar, o política portuguesa sem rumo nem luz ao fundo do túnel, a inflação a subir, os serviços de saúde a implodir e o Benfica campeão. Só desgraças...

Pelo contrário, aqui em casa temos muito a agradecer. A Maria acabou o Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e começou a fazer visitas a recém-nascidos. A Luísa está cada vez mais autónoma (já no 7º), o Manel é finalista da primária, o Zé mudou para o JI da escola pública e o João está cada vez mais engraçado. A Trustlation - empresa de tradução, do Luís e minha - continua em grande forma; este ano fizemos cerca de 400 trabalhos. Tentei manter-me saudável, com 80 corridas e 2 sessões semanais de treino com o PT Filipe da Peak Training, e o acompanhamento da Magda Leitão.

Neste ano, nasceu o Francisco (Ana e Sérgio), a Filippa (Joana e Gijs), o Joaquim (Ana Isabel e Luís), a Maria do Carmo (Vitória e João) e a Helena (Diana e Pedro). Na outra ponta da vida, o Avô Rui ficou a 1 ano, 1 mês e 1 dia de chegar aos 100 anos, mas deixou-nos o testemunho de uma vida cheia e vertical.

Deixo aqui os momentos que mais me marcaram em 2023:

1. Visita a Cambridge

Em janeiro, fiz uma escapadinha de 2 dias a Cambridge para visitar o Rui e a sua família. Já levamos 28 anos de conversa sem filtro e perspicaz leitura mútua, e assim foi mais uma vez. Mostraram-me os lugares das suas rotinas, provámos comida de três continentes e matámos saudades de poder estar sem tempo contado. Cada vez mais, um luxo a que aspiro.

2. Arsenal - Sporting em Londres

Uma tradição dos últimos anos, tenho ido com o Vasco ver um jogo europeu do Sporting. 
Tempo de qualidade, agora que temos o Atlântico pelo meio. Em 24 horas, fizemos 30 kms a pé em Londres, deu para rever os sítios onde fui tão feliz (residência, casas, universidade, mercado...), e subir à melhor vista da cidade (Primrose Hill).
O jogo foi super-emocionante, David contra Golias - o Arsenal liderava na altura o campeonato inglês. Fomos até ao estádio no cortejo das claques, e depois foram 3 horas sempre em pé, a puxar pela equipa, com um golo do outro mundo (Pote, do meio campo) e a vitória nos penalties.
Viva o Sporting!

3. Passeio a Madrid


Na semana depois da Páscoa, fomos os seis a Madrid. A Maria voltou lá, vinte anos depois de ter feito Erasmus. Passámos cinco dias nesta cidade cheia de vida, onde os horários encaixam no nosso ritmo, comemos churros e tapas, visitámos o Museu Rainha Sofia e o estádio do Real Madrid, e passámos um dia no Parque Warner.

4. Equipa de Casais de Nossa Senhora
Há três anos que temos uma Equipa - cinco casais e um padre - com quem fazemos caminho na Fé, em reuniões mensais que vão rodando pela casa de todos. Este ano foi um ano bem-aventurado, não só pelo nascimento do Francisco e da Maria do Carmo, como pelo fim-de-semana que passámos juntos em Lagares, com muito tempo para mergulhos, bolos e churrascos, e sobretudo para nos conhecermos melhor. 

5. Coldplay em Coimbra
O concerto mais aguardado do ano. Para lá do desfilar de sucessos, antigos e novos, todo um espetáculo de luz e cor, pulseirinhas a piscar, em boa companhia.

Este ano, vimos também: Lena d'Água no Tivoli; Zambujo e Yamandu Costa no CCB; Miguel Araújo no Teatro de Almada; Vitorino e convidados no Terreiro do Paço; Zambujo, Buba e Trigacheiro em Faro; Commedia a la Carte no Tivoli; Zambujo e Araújo no Altice; Salvador Sobral no CCB; "Todas as Coisas Maravilhosas" do Ivo Canelas.

6. Batismo da Maria
A escolher "o" momento do ano, seria este. A Maria esteve um ano a ter catequese de adultos com a Teresa - que se tornou amiga - e este foi o culminar do percurso.  Tudo pelo seu próprio pé, eu fui apenas um espectador orante no processo - e depois fui padrinho. O batismo foi a 28 de maio, na igreja de Santa Joana Princesa.
Também este ano, o Manel fez a Primeira Comunhão e a Luísa fez a Profissão de Fé. Foi um "ano de prodígios", com mais duas celebrações importantes na família Fernandes Albino.

7. Passeio ao Norte com a Mãe
Depois de uma fase em que quase perdia a mobilidade, a Mãe foi operada à coluna no fim de 2022 e ganhou uma nova vida. Para festejar, levámo-la a passar uns dias no Norte, entre o Porto e Famalicão, com saborosas visitas a alguns familiares.

8. Encontros com Nayan e Chintan em Lugano e com Roberto e Marianne em Berlim
A Nayan e o Roberto são dois amigos muito próximos que fiz em Londres. Conhecemo-nos na mesma residência de estudantes, e depois ainda partilhei casa com a Nayan.
A Nayan e o Chintan são de Bombaim e moram em Singapura, já os visitámos em ambos os lugares. Mas desta vez aproveitámos a sua vinda de férias à Europa para irmos ter com eles a Lugano.
O Roberto e a Marianne são da Guatemala, fazem parte do grupo latino com quem nos continuamos a juntar regularmente. Ele veio correr a Maratona de Berlim e nós fomos lá ter com eles.
Duas escapadelas express de Verão a dois, para encontros a quatro.

9. Batizado da Madalena
O Diogo e a Jana confiaram-me a grande responsabilidade de ser padrinho da sua Madalena, nascida no Zimbabwe e que agora vive em Caracas - vamos visitá-los em breve. Uma festa muito simpática, onde revimos parte do grupo que se juntou para o seu animado casamento na Chéquia. 
Só tivemos um casamento (muito especial), mas tivemos seis batizados este ano.

10. Jornada Mundial da Juventude
Depois de ter estado em Roma 2000 e Toronto 2002, foi uma alegria poder viver a JMJ na nossa terra, com a cidade invadida por um milhão de jovens de todo o mundo. O colorido, os cânticos, o silêncio, a variedade de carismas dentro da mesma Igreja. E um sucesso de logística e testemunho, num ano que não estava a ser fácil para a Igreja portuguesa.
Tínhamo-nos disponibilizado para acolher jovens em casa, mas acabou por não ser preciso. Estive em todos os eventos com o Papa no Parque Eduardo VII, na visita à UCP e no Parque Tejo, e a Luísa e o Manel também estiveram em quase tudo. 


11. Ida ao Joker
Cumpri o sonho de infância de ir a um concurso na televisão
Convidei o André para Super Joker, e levei a Maria e a Luísa para assistir.
Mais do que os 1000 euros, gostei do resultado daquela hora de televisão, deu para dizer umas piadas em prime time e conhecer o Vasco PalmeirimAcabámos tramados pela stracciatella, mas ficámos com uma experiência para a galeria das melhores memórias.

12. Visita a Ana e Sérgio no UK
A Ana 
e o Sérgio mudaram-se este Verão para o sul de Inglaterra, e nós fomos visitá-los rapidamente. Felizmente, continuamos a ter muitos amigos que não se importam de nos receber em casa. Um fim de semana alargado para pôr a conversa em dia, dar um salto ao centro de Londres e outro aos estúdios do Harry Potter. Tivemos ainda um saboroso reencontro com a 
Margarida e família.

Desejo um feliz 2024 a todos!

2 comentários:

Elsa Felizardo disse...

Olá família de Amor Universal, respeito, consideração, escuta e compreenção de todos.
Vocês são 1 exemplo a seguir .
2024 vai ser cheio de novas descobertas, novos amigos e boa disposição.
Grande Amizade por todos vós e abraços sem fim.
Elsa vizinha.....

Anónimo disse...

Foi bom viver este ano convosco mesmo que remotamente. Beijos a todos